Curso de Administração
1.O DEPARTAMENTO E O CURSO
A UFAM tem sua raiz fincada na existência da Escola Universitária Livre de Manaós, criada em 11-1-1909.
Os cursos da área das Ciências Humanas tiveram sua origem vinculada à Faculdade de Sciencias Jurídicas e Sociaes, que foi inaugurada em 1º-3-1910.
O marco que principia a história do DA encontra-se jungido à instalação da Faculdade de Ciências Econômicas, em 23-12-55, posteriormente absorvida pela nova estrutura da Faculdade de Estudos Sociais (FES).
O Curso de Administração foi criado através da Resolução n. 09/65, de 20-11-65 e implantado em 1966.
Hoje o Departamento de Administração é parte integrante da Faculdade de Estudos Sociais, compondo com Economia e Contabilidade o conjunto de cursos oferecidos pela FES.
Localização do Departamento de Administração:
End: Av. Gen. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000 – Coroado. Campus Universitário, Setor Norte, Bloco da FES. CEP: 69077-000 – Manaus/AM
Fone: (92) 3305-4517 e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
1.1 DIREÇÃO
O Departamento de Administração é dirigido por um chefe, um subchefe e dois coordenadores.
O chefe e o subchefe cuidam da administração do Departamento, sendo os responsáveis pela operacionalização de toda a logística conexa às atividades finalísticas do DA.
Aos Coordenadores do Colegiado de Curso compete, dentre outras tarefas, integrar os professores do DA e de outros Departamentos com atuação no curso de Administração, visando ao incremento da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
1.2. SECRETARIA
O DA conta com uma secretaria, funcionando no período da manhã à noite. Através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. é possível estabelecer contato com os técnicos que informam sobre os assuntos pertinentes ao Curso de Administração e ao DA.
1.3. MATRIZ CURRICULAR
Para a integralização do Curso de Administração da UFAM são necessárias 3.060 horas ou 189 créditos.
O currículo vigente data do ano de 2010 e é oferecido nos turnos diurno e noturno (FIGURAS 1 e 2).
Figura 1: Matriz Curricular do Curso de Administração Diurno
Figura 2: Matriz Curricular do Curso de Administração Noturno
- HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO
A Administração sempre foi objeto de estudo dos gestores e estrategistas dos antigos impérios. O movimento da Administração Científica surgiu com o incremento das relações de produção no contexto da sociedade capitalista.Taylor e Fayol, dentre outros, destacaram-se no trabalho de sistematizar o conhecimento acerca da Ciência da Administração. Estes estudiosos formam um grupo chamado de “Clássicos”. A evolução da Teoria Administrativa manifestou-se através de escolas de pensamento, merecendo destaque: as Relações Humanas, o Estruturalismo, a Teoria dos Sistemas Gerais e a Teoria Contingencial.
Atualmente, a Ciência da Administração envolve as seguintes principais áreas de atuação: Teoria Administrativa, Planejamento, Análise e Mudança Organizacional, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Operacional (produção + materiais), Gestão da Informação (Organização, sistemas e métodos), Finanças e Marketing.
- O QUE É ADMINISTRAÇÃO?
A Administração é um ramo das Ciências Sociais Aplicadas. Dedica-se ao estudo das organizações para estabelecer princípios, axiomas, técnicas e procedimentos aplicáveis ao gerenciamento de complexos humanos produtivos.
Interessa à Administração toda e qualquer organização sócio-produtiva, incluído neste universo as áreas pública, privada e o chamado terceiro setor.
A racionalidade técnica que informa a Administração procura equilibrar o elemento humano e os fatores técnico e tecnológico, na tentativa de construir uma síntese capaz de legitimar a existência das organizações. Enfim, a Administração pretende colaborar com a performance das organizações, através de um conjunto de fatores interventivos geradores de maior qualidade e melhor desempenho na prestação de serviços ou na produção de bens. Para tanto, guarda íntima interface com outras Ciências Humanas (Sociologia, Psicologia, Economia, Contabilidade, Direito etc.).
- CAMPO DE ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR
O ambiente contemporâneo é marcado pela velocidade da mudança. Este processo tem a marca do novo, que projeta a ruptura dos paradigmas experienciados.
Sucede, a tecnologia socializa-se de uma forma rápida igualando competidores. A disputa por espaços no mercado vai se deslocando cada vez mais para fatores correlatos à performance humana.
Neste cenário, prospera a força e o valor do Administrador. O exercício da gerência eficaz produz um efeito multiplicador sobre toda a organização. Assim, a qualidade necessária é atendida, bem como o interesse dos diversos públicos consumidores de bens e serviços.
Por outro lado, a globalização ergue-se prenhe de contradições relevando ainda mais o valor da criatividade a serviço da preservação de uma mínima identidade para a numerosa clientela.
Neste cenário, o Administrador é chamado a atuar em todos os níveis e tipos de organização, produzindo equações para o imbricado jogo de contradições sediado no mundo produtivo.
- ORIGENS DA PROFISSÃO
A profissão de Administrador encontra-se regulada na Lei nº 4.769, de 9 de Setembro de 1965. A atividade profissional do administrador, segundo seu artigo 2O , será exercida, como profissional liberal ou não, mediante: pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, chefia intermediária, direção superior; e pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de Administração.
O Decreto nº 61.934, de 22/12/67 regulamentou e detalhou a Lei no 4.769, estabelecendo o campo e a atividade do Administrador.
O artigo 6o da Lei no 4.769 criou o Conselho Federal de Administração (CFA) e os Conselhos Regionais de Administração (CRA’s), como autarquias federais, com a finalidade precípua de propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução e, ainda, orientar e disciplinar o exercício da profissão de administrador.
O Curso de Administração foi reconhecido pelo Governo Federal através do Decreto n. 70.684, de 7/6/72 (DOU, de 8-6-72).
- SÍMBOLOS DA PROFISSÃO
Os símbolos da profissão de Administrador são bem explicados pelo Conselho Federal de Administração.
- MAIORES INFORMAÇÕES
Facebook da Coordenação do Curso
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais